Artigos

Programa Qualifica RS: a expansão do mercado na gestão da política educacional no Rio Grande do Sul. 

Análise das orientações políticas para o ensino médio no Brasil (1998-2012) ofensiva empresarial-conservadora sobre a formação da juventude 

Análise sobre o programa tempo de aprender no Brasil: o direito à alfabetização ou a performatividade docente?

Notas sobre - Diálogos sobre Políticas Educacionais: resistência na Educação do Campo 

Estratégias de empresariamento da política educacional no contexto da crise pandêmica no estado do Paraná.  

A atualidade das contribuições de Karl Marx e Friedrich Engels para a crítica das reformas neoliberais na educação no Brasil. 

Formação humana e ética: desafios à política educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil. 

Pedagogia socialista e política educacional: debate acerca da politecnia.

Ofensiva conservadora: a busca da anulação da participação de jovens na vida pública via desconstrução da escola como agente socializador 

Programa Escola sem Partido: despolitização radical e redirecionamento ideológico na Educação Pública 

Trabalho e educação: debates em torno do princípio educativo e das políticas educacionais para o ensino médio de jovens e adultos 

A relação entre Estado, Trabalho, Capital e os sentidos das políticas educacionais no Brasil. 

Do trabalho socialmente necessário ao politecnismo a partir de Viktor Shulgin: fundamentos de uma experiência educativa revolucionária.

Política pública e educação integral no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo 

A reforma do Estado e o avanço neoconservador: impactos no caráter público da educação.